-
Arquitetos: LRS Architectes
- Área: 17000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:© Joel Tettamanti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Compacta e articulada, a nova sede do Fundo Global ergue-se entre as árvores, destacando o cenário urbano e paisagístico da Rota de Ferney.
Os contornos recortados do edifício o libertam de sua posição à beira da estrada e reforçam sua associação com o Parque das Nações Unidas. A geometria do volume produz uma percepção das fraturas que gradualmente revelam o edifício aos transeuntes, diluindo a escala do volume construído.
A configuração geral do edifício consiste em três alas ligadas no centro por uma área de circulação e serviço. No térreo, todas as funções semi-públicas e representativas, incluindo a entrada, salas de seminários, auditório, refeitório e biblioteca, passam por um caminho que se abre amplamente para as diversas paisagens circundantes. Os sete níveis superiores abrigam escritórios distribuídos em três alas, que podem ser divididos de acordo com as necessidades e estruturas organizacionais.
O estilo arquitetônico é caracterizado por uma fachada de janelas generosas, estruturadas pela imposição de barreiras visuais de alumínio anodizado. Estas garantem a ligação entre o interior e o exterior, trazendo privacidade aos postos de trabalho e aos programas de frente para a rua.
As lâminas verticais ligeiramente diagonais e o material anodizado reflexivo tornam o edifício distinto, com um aspecto variável que se adapta ao seu entorno, à iluminação e aos movimentos.